في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O USS Johnston foi um contratorpedeiro operado pela Marinha dos Estados Unidos e septuagésima terceira embarcação da Classe Fletcher. Sua construção começou em maio de 1942 na Seattle-Tacoma Shipbuilding e foi lançado ao mar em março de 1943, sendo comissionado na frota norte-americana em outubro do mesmo ano. Era armado com uma bateria principal de cinco canhões de 127 milímetros e dez tubos de torpedo de 533 milímetros, tinha um deslocamento de pouco mais de duas mil toneladas e alcançava uma velocidade máxima de 38 nós.
O Johnston entrou em serviço no meio da Segunda Guerra Mundial e foi designado para atuar na Guerra do Pacífico. Ele proporcionou suporte de artilharia para forças terrestres norte-americanos entre janeiro e fevereiro de 1944 na Campanha das Ilhas Gilbert e Marshall, enquanto pelos três meses seguintes acabou usado apenas em patrulhas e deveres de escolta pelas Ilhas Salomão. Em julho participou da Batalha de Guam novamente em suporte de artilharia e em seguida foi encarregado da escolta de porta-aviões durante as Campanha das Ilhas Marianas e Palau e Filipinas.
O navio mais uma pequena força de contratorpedeiros, contratorpedeiros de escolta e porta-aviões de escolta, designados Unidade de Tarefas 77.4.3, enfrentaram uma grande flotilha da Marinha Imperial Japonesa em 25 de outubro na Batalha de Samar. As embarcações atacaram os japoneses com o objetivo de proteger a frota de invasão norte-americana ali próxima. O Johnston enfrentou couraçados e contratorpedeiros inimigos até ser afundado com 187 mortos, incluindo seu oficial comandante. Seus destroços foram encontrados em 2019 e identificados em 2021.